
Os leões estão muito concentrados atualmente nas savanas reservadas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras, búfalos e javalis; entretanto, um grupo pode abater um elefante que esteja só. Também é freqüente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.
O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar no topo absoluto da cadeia alimentar terrestre (entre animais irracionais, por óbvio). Não obstante, são os felinos mais sociáveis do mundo: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.
Poucos animais possuem presença tão marcante como símbolo.
O Leão é um dos doze signos do zodíaco.
O leão é conhecido como o Rei dos Animais, e assim é retratado em muitas histórias infantis, como O Rei Leão e O gato de botas.
Sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça e à força, mas também ao orgulho e à auto-confiança.
O leão também é um símbolo solar.
No livro das revelações, o Leão de Judá é o Messias: "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos." (Apocalipse 5:4-6). O leão também aparece no estandarte da tribo de Judá.
Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.
No Brasil, devido à veiculação, em 1979, de uma campanha publicitária sobre a ação fiscalizadora da Receita Federal nas declarações de Imposto de Renda, em que aparecia o animal, tornou-se uma metáfora freqüentemente usada pelos meios de comunicação para simbolizar aquela autarquia[1] ("prestar contas com o Leão", "Leão do Imposto de Renda").
Leão é o signo cujo símbolo é a luz da grande central das energias primordiais, o coração ativo do universo. Símbolo do centro, do lugar de maior concentração de energia, de onde parte o movimento interior em direção ao exterior, da unidade para a multiplicidade, do eterno para o temporal.Leão é a energia da criatividade, da centralização. É o símbolo do sol, centro do sistema solar. É o símbolo do coração, centro do homem, fonte de energia espiritual , afetiva, emotiva e física. É o coração que exprime a alegria de viver, a ambição, o orgulho e a elevação. O coração onde brilha a luz do espírito, a luz da revelação.Signo de fogo, Leão representa o auge do dia, da luz, do brilho, da consciência, da criatividade que atua como força da vontade e do domínio. É a manifestação extrovertida e exibicionista do vigor da vida, do que é saudável.Seu símbolo, o leão, é uma figura exuberante e majestosa, o rei dos animais. Sua imagem de poder e força está ligada à do sol e ambos simbolizam a vida sob o aspecto do brilho, da grandeza e da soberania. O leão é o símbolo da força, do poder operativo e de comando.Leão é a compreensão da busca do valor central da vida, é a busca da inspiração. É também o símbolo das paixões do coração que por elas nos deixamos estrangular. É a compreensão do nosso poder de afirmação, de nossa atividade, de nosso dinamismo soberano, conquistador e avassalador. É o poder de auto-expressão e atividade criativa.O signo de leão é representado pelo Mito do Leão das florestas de Neméia, que aparece nos trabalhos de Hércules. O leão, monstro invulnerável, que devorava e destruía a região onde habitava. Hércules, ao lutar corpo a corpo e dominar a fera, estrangula-a apertando seu pescoço com ambas as mãos - símbolo da força, da bravura que domina a adversidade, a valorização da ação e a confiança em si mesmo.
A vida, em Leão, funciona como uma peça teatral, um espetáculo, onde nada está fora das luzes e do foco. O ato de despejar a luz em algo - seja em uma pessoa, uma situação ou um lugar - e torná-lo brilhante, é uma capacidade da inteligência leonina. Nada para eles deve ser opaco, murcho e sem vida, mas enaltecido e especial.Os leoninos têm a capacidade de dar mais vida à vida, através do próprio entusiasmo que possuem e do dom de materializar em gestos o que há de mais criativo no mundo. São capazes de despejar elogios sobre alguém ou alguma coisa, deixando todos convencidos de que aquilo realmente é espetacular. A inteligência de Leão sabe valorizar e extrair o máximo de exuberância da vida.Saber selecionar intuitivamente as pessoas, situações e circunstâncias que lhe favorecem e garantem um bom espaço para a individualidade é outro trunfo dos que têm o Sol em Leão. Tudo o que diminui, abafa e escurece o EU será inteligentemente excluído pela percepção dos leoninos. Eles procuram, intuitivamente, as pessoas e os lugares que o façam sentir-se bem consigo mesmo e rechaçam aquilo que ameaça sua auto-estima.Leão tem a consciência de merecer o que há de melhor na vida, como se fosse um filho bem vindo deste mundo, podendo dirigir-se para o que há de bom dentro dele. Eles percebem sua vivência através da fartura, da beleza e da satisfação.Apta a imprimir calor e amor a tudo que foca, a consciência leonina mantém o coração constantemente aquecido. Estas pessoas nos ensinam que sem o calor do coração pelas pessoas e atividades que compõem a existência, a vida corre, mas não pulsa. É isto que dá a eles um certo brilho especial e uma exuberância: o pulsar e a alegria de se estar vivo.
O Sol indica a consciência, a personalidade, o projetor, a revelação, o foco. No Mapa, vai indicar onde você pode brilhar, mostrar a sua individualidade. Apesar de correr o risco do egoísmo, da arrogância, do orgulho, da vaidade e do exibicionismo, que seria o lado pior do Sol, você tem, também, a oportunidade de brilhar de forma plena, exteriorizando a sua verdadeira essência. O Sol rege o signo de Leão e, na Mitologia, é Apolo, o deus da Luz e dos oráculos, deus que tudo vê e que tudo mostra, nos indicando a forma clara, verdadeira e honesta com que devemos nos relacionar, fazendo o possível para que tudo fique sempre esclarecido.
AS CARTAS - Arcano 11
A FORÇA
Uma figura feminina, enfeitada com flores, e coroada com o símbolo do infinito, segura nas mãos a juba de um leão, cuja boca ela está para fechar ou para abrir. A mulher veste o branco da pureza e da pura força espiritual, ao passo que o leão é vermelho, o que indica paixão e energia emocional. O poder exercido pela mulher sobre o animal é evidentemente de caráter espiritual e não de força bruta, e o seu domínio sobre ele parece ser tranqüilo. A eternidade concede a ela uma força que não é deste mundo.
SIGNIFICADO DIVINATÓRIO
Força. Coragem. Força moral. Convicção. Energia. Determinação. Resolução. Resistência. Ação. Percepção das tentações e das capacidades físicas e mentais para superá-las. Confiança. habilidade inata. Zelo. Fervor. Força física. A matéria dominando a mente e, alternativamente, a mente dominando a matéria, dependendo das circunstâncias. Realização. À custa de consideráveis perigos, a pessoa consegue o que quer. Forças ocultas em atividade estão sendo desafiadas. Heroísmo. Força para resistir, a despeito de todos os obstáculos. Esforços incansáveis. Triunfo do amor sobre o ódio. Libertação.
SIGNIFICADO CABALÍSTICO
· Décimo Nono Caminho - De Geburah a Chesed
· O Caminho de Teth - A Força
· A Oitava Carta
· Cor do Caminho - Amarelo-esverdeado
· Som relacionado - Mí natural
· Signo - Leão (Fogo Fixo)
· Significado - Cobra
· Letra Simples - Sabor
· Título Esotérico - A Filha da Espada Flamejante
· Letra hebraica - Teth
O Décimo Nono Caminho é a Inteligência de todas as atividades e seres espirituais, sendo assim chamado por causa da abundância difundida por ele a partir da mais elevada bênção e da mais sublime glória.
Para o Caminho d'A Força são atribuídos a letra hebraica Teth e o mais poderoso signo do Zodíaco, Leão. Teth segnifica cobra, e a permutabilidade entre o simbolismo do leão e da cobra é importante para o significado desta carta. Como os símbolos se alternam, nós compreendemos que as realidades que eles representam também podem ser permutadas. O Espírito Unitário assume qualquer forma que ele queira, o que é uma importante lição deste Caminho. A idéia é claramente expressa no Zohar: "Os três princípios elementares da natureza são o fogo, o ar e a água. na verdade, eles são uma só função e uma só substância, podendo se transformar um no outro. O mesmo acontece com o Pensamento, a Fala e o Logos: eles são todos uma única e a mesma coisa."
Idéia Fundamental
O equilíbrio ou a ligação da misericórdia com a severidade dá-se quando a besta interior é domada e o seu poder se volta a serviço das finalidades do espírito.
Lema: "Ó Leão, ó Serpente que destruís o destruidor, sede forte entre nós!" De uma Missa Gnóstica
O Leãozinho
Gosto muito de te ver, leãozinho