sábado, setembro 16, 2006

Quando a gente pensa que conhece alguém é quando você menos conhece. Descobri que sempre alguém estará mentindo para você, de um jeito ou de outro. Até você mente, para poupar o ser amado, seja ele seu namorado (a), amigos ou parentes...
Não gosto de mentir, mas minto. Olhando nos olhos, omito... Escondo informações que podem magoar, ferir e até prejudicar meus relacionamentos. E sei que mentem para mim, olhando na minha cara, como se fosse uma forma de dizer, quero lhe poupar.
Mas não pense que esse texto é para justificar a mentira, não pelo contrario. Ela é prejudicial, machuca quem a ouve e muitas vezes quem a diz.
Um relacionamento baseado na mentira é fadado ao fracasso, porque o pior não é a falta que cometemos e sim o ato de enganar quem amamos ou pior, quem nos ama. Será que valorizamos esse amor com a falta de honestidade, com o medo que sermos descobertos fazendo algo que aquela pessoa não aprovaria? Não sei, são perguntas que eu nunca consegui responder.
Porque mentimos?
Acho que adquirimos esse ato na infância, lembro de um fato que ocorreu quando eu tinha 9 anos, quebrei um jarro da minha mãe e tive medo de assumir, com medo da broca e possível surra que poderia levar, ai descaradamente, olhando nos olhos de minha mãe disse:
- Não fui eu...
Naquele momento não senti remosso por menti, mas hoje adulta e depois de ter sentido varias desilusões por causa de mentiras e por ter causado varias desilusões também. Sinto sim, remosso quando minto para alguém. É incrível, mas pode ter certeza de que se alguém te pende para mentir por ela, é porque ela já mentiu para você. Não me acho uma pessoa mentirosa, porque não faço disso um habito na minha vida, sei que vez ou outra ela é necessária.
Mas conheci pessoas que fazem dela uma religião, vivem no mundo de mentiras...
E nem se preocupam de mentir, mesmo sendo de uma forma vil, sabendo que aquela pessoa precisa da verdade, ela quer se beneficiar com a mentira. Porque é mais fácil, ou porque ela tem medo de enfrentar a verdade, não tem peito de assumir seus erros e fica se escondendo em varias farsas. Quando eu descobri que a verdade era dura, mas nos deixai limpa, criei coragem e deixei de esconder meus erros em mentiras. Ainda minto, mas em situações que não sinto remosso. Porque sei que meu caráter fica mais forte com a verdade. Ta certo que não sou ninguém para julgar as situações do dia a dia de ninguém e assumo que não sou santa e minto também, sei que não devo criticar as pessoas, mas preciso dizer que depois de ontem, não creio mais que alguém que nos ame não menta para nós, ele mentirá sim e o amor não tem nada haver com a verdade. Infelizmente.
A cena que mais me comoveu foi de uma mãe sofrendo porque descobriu que seu filho foi capaz de mentir para ela, ficou mal, sofreu muito, chorou e mesmo ele sabendo que foi pego na mentira... Sustentou a história até o final, jurou de pé junto. E ela ficou mais decepcionada, ainda. Porém sem defendê-lo preciso dizer para todas as mães que, seus filhos mentem para você, ou ainda vão mentir. Não se iluda... Por mais moderna que você tente ser ou possessiva, eles mentem sim. E não fiquem chocadas, porque vocês também já mentiram para seus pais.
Sinceramente, odeio a mentira, mas infelizmente faço uso dela em raras ocasiões, mas ainda acho que a pior mentira é enganar alguém que não merece, porque tem gente que merece sim, ser enganado. Mas quem somos nós para julgar isso?
Agora desculpem amigos que receberem esse texto. Não estou criticando ninguém especificamente, e nem me entregando, ele é apenas uma forma de expressão dos meus sentimentos e talvez sirva se reflexão para alguém. Se já mudei a forma de pensar de alguém, já valeu a pena, porque apesar de ser um tabu assumir que mentimos, todos mentem.
E Deus nos perdoe por mentir....

Sem comentários: