quarta-feira, novembro 21, 2007

Falando de Revistinhas

Adoro revistinhas em quadrinhos, desda Mônica até Liga da Justiça, passando por Sandman e outros quadrinhos adultos. Existe uma infinidade de quadrinhos para cada gosto, dos infatins aos eroticos, dos de superherois aos com conciência politica. Um dia desses vi um que foi feito contando a história do livro A Reliquia de Eça de Queiroz.
Vou colocar aqui alguns que já li ou que me interessam:


Liga da Justiça
Grupo que reúne os maiores heróis do Universo DC, incluindo Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Ajax e muitos outros que já fizeram parte da equipe.


Turma da Mônica
Autor: Maurício de Sousa
História em quadrinhos infantil .. Etc. etc
HistóriaNasceram em tiras de jornal...


X-Men
Autor: Stan Lee
Nascidos com uma mutação genética que lhes confere poderes extraordinários, eles juraram defender a humanidade que os teme e odeia. Comandados pelo Professor Charles Xavier, esses mutantes se tornaram conhecidos como os Fabulosos X-Men.
HistóriaNascidos com uma mutação genética que lhes confere poderes extraordinários, eles juraram defender a humanidade que os teme e odeia. Comandados pelo Professor Charles Xavier, esses mutantes se tornaram conhecidos como os Fabulosos X-Men.

Spider-Man
Depois de ser picado por uma aranha radioativa, Peter Parker ganhou poderes de um aracnídeo. Ele divide seu tempo entre a luta contra o crime e seu emprego de fotógrafo.

Sandman: Noites Sem Fim (Sandman: Endless Nights)
Chegou recentemente nas livrarias de todo o país, a versão brasileira de The Sandman: Endless Nigths ou Sandman: Noites Sem Fim.
Feita para comemorar os dez anos da criação do selo Vertigo, a linha de quadrinhos adultos da DC, Noites Sem Fim marca a volta do escritor inglês Neil Gaiman ao universo de sua criação mais famosa: o Sandman, cujas histórias estão sendo relançadas aqui no Brasil pela editora Brainstore.


HQs Disney no Brasil
Os leitores mais antigos devem se lembrar. Nas HQs Disney produzidas no Brasil havia um personagem secundário que figurou em muitas histórias, principalmente nas do Zé Carioca, e raramente tinha alguma fala. "Ele era gordinho, barrigudo, usava óculos e um topetinho em forma de anzol, feito o Super-Homem. Apareceu em grande parte das histórias entre 1980 e 1990", diz Gerson B. Teixeira, ex-roteirista do Estúdio Disney da Editora Abril e hoje escrevendo aventuras da Turma da Mônica para os Estúdios Mauricio de Sousa.
No dia 23 de agosto, as bancas de todo o Brasil vão receber quatro novas revistas em quadrinhos Disney com um preço diferencial. Peninha, Minnie, Pateta e Margarida vão custar um real cada.

Quadrinhos "Adultos", censura e outros bichos do mercado
As notícias mais recentes sobre o mercado americano, com freqüência, citam o termo "quadrinhos para adulto" (ou "for mature readers", como eles dizem), seja para divulgar uma nova série de revistas para este "tipo" de leitores, ou para criticar o arcaico Comics Code.Exemplos recentes disto são as notícias sobre a criação de uma linha adulta de quadrinhos da Wildstorm e da Marvel (como noticiamos em 03/03/01 e em 17/05/01), além de todo aquele falatório sobre a briga da "Casa das Idéias" com o Comic Code.Esta discussão sobre quadrinhos adultos chegou a ser abordada durante um recente debate promovido pela Fábrica de Quadrinhos, no MIS - Museu da Imagem do Som, em São Paulo. Mas o que realmente significa tudo isso?Para colocarmos tudo dentro duma perspectiva mais global, vamos, primeiramente, analisar (de maneira rápida e sucinta) outros mercados, como o europeu, o japonês e o brasileiro.


Bem falei um pouquinho de cada, mas para quem quiser se interar sobre o assunto, visite esses sites.

http://www.universohq.com

http://www.icomics.com.br

Sem comentários: