Novidade na capital cearense, foi criada uma Gibiteca em Fortaleza que foi realidade dentro do projeto de ampliação da Biblioteca Municipal Dolor Barreira que fica na Avenida da Universidade, 2572 - Benfica, reinaugurada dia 30 de abril. Nela se encontra a Gibiteca de Fortaleza!
O espaço conta hoje com um acervo operacional de 3.476 gibis de várias editoras, divididos por gêneros. O leitor vai encontrar uma sessão infantil com Luluzinha, Turma da Mônica, e afins; outra com os chamados quadrinhos para adultos, incluindo clássicos como "Watchmen" e "V de Vingança"; tem mangás, publicações underground e algumas de teor histórico; assim como obras de Lourenço Mutarelli e Robert Crumb. Nada mau para começar a brincadeira.
Também fazem parte as discussões públicas promovidas na Gibiteca, reunindo na maioria desenhistas e roteiristas de quadrinhos, estudiosos da área, produtores culturais e leitores do gênero. A última foi realiza nesta segunda-feira à noite (18 de maio).
O supervisor da Secultfor conta que representantes da Casa Amarela compareceram em uma das reuniões e demonstraram interesse em apoiar a realização de uma mostra de adaptações de filmes de quadrinhos na Gibiteca. A estratégia, afirma, é conquistar a adesão de elementos que fazem parte do mesmo "sistema solar" dos quadrinhos, como RPG, animação e cinema.
Um dos sonhos dos organizadores é criar quem sabe, a partir dessa ideia, a Associação de Quadrinistas do Ceará (AQCE), ou ainda o surgimento de um selo voltado para a produção de adaptações de autores cearenses para os quadrinhos. Espero que eles cheguem lá. Mais um ponto para nós leitores cearenses.
Sem comentários:
Enviar um comentário