quarta-feira, maio 20, 2009













Novidade na capital cearense, foi criada uma Gibiteca em Fortaleza que foi realidade dentro do projeto de ampliação da Biblioteca Municipal Dolor Barreira que fica na Avenida da Universidade, 2572 - Benfica, reinaugurada dia 30 de abril. Nela se encontra a Gibiteca de Fortaleza!

O espaço conta hoje com um acervo operacional de 3.476 gibis de várias editoras, divididos por gêneros. O leitor vai encontrar uma sessão infantil com Luluzinha, Turma da Mônica, e afins; outra com os chamados quadrinhos para adultos, incluindo clássicos como "Watchmen" e "V de Vingança"; tem mangás, publicações underground e algumas de teor histórico; assim como obras de Lourenço Mutarelli e Robert Crumb. Nada mau para começar a brincadeira.

Também fazem parte as discussões públicas promovidas na Gibiteca, reunindo na maioria desenhistas e roteiristas de quadrinhos, estudiosos da área, produtores culturais e leitores do gênero. A última foi realiza nesta segunda-feira à noite (18 de maio).

O supervisor da Secultfor conta que representantes da Casa Amarela compareceram em uma das reuniões e demonstraram interesse em apoiar a realização de uma mostra de adaptações de filmes de quadrinhos na Gibiteca. A estratégia, afirma, é conquistar a adesão de elementos que fazem parte do mesmo "sistema solar" dos quadrinhos, como RPG, animação e cinema.

Um dos sonhos dos organizadores é criar quem sabe, a partir dessa ideia, a Associação de Quadrinistas do Ceará (AQCE), ou ainda o surgimento de um selo voltado para a produção de adaptações de autores cearenses para os quadrinhos. Espero que eles cheguem lá. Mais um ponto para nós leitores cearenses.

Sem comentários: