terça-feira, dezembro 05, 2006

Coisas simples da vida

Estava um dia desses na para de onibus e um senhora se aproximou para pedir uma informação, ela queria sabe se o seu onibus já havia passado, mas o que me chamou ateção nessa cena é que essa senhora tinha todos os dentes podres e pus na boca, sei que o brasileiro pobre não vai ao dentista frequentemente, apesar de frequentar um dentista publico e ver muitos pacientes lá. Mas o que interessa é que a maioria das pessoas não se preocupa com seus dentes e deixa que eles apodressam. Mas as consequencias são perigosas, dentista meu povo não é luxo. É higiene pessoal e escovar o dente também. E tem escova de dente de um real!!! Que é mais barato que ter um cancer de boca, algo terrivel e que vem acontecendo com muitos brasileiros. Vamos se cuidar meu povo!!!

O que é o câncer bucal?

É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os sintomas deste tipo de câncer?

Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:

  • Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
  • Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
  • Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
  • Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
  • Dificuldade para mastigar ou para engolir;
  • Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
  • Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.
  • Mudança na voz.

Sem comentários: