quarta-feira, julho 09, 2008










Meu blog não é culinário, apesar de um vez na vida, já ter postado algumas receitas aqui, mas fiquei entusiasmada em participar do Sopa de Letras, porque reúne duas coisas que gosto muito. No começo achei que não iria encontrar a receita em um romance, mas depois descobri que comidas são citadas em várias obras literárias e acabei optando por Monteiro Lobato, um escritor que não tinha lido ainda, mas acabei me divertindo muito com suas histórias, mais que vendo o Programa do Sítio do Pica-Pau. Valeu muito a pena ter participado.



A receita eu escolhi do Livro Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, Ed. Globo. E se encontra na página 32. Chama-se Bolinhos de Frigideira.




(Chegou afinal o grande dia. Na véspera viera para dona Benta uma carta de Pedrinho que começava assim:
“Sigo para aí no dia 6. Mande à estação o cavalo pangaré e não se esqueça do chicotinho de cabo de prata que deixei pendurado atrás da porta do quarto de hóspedes. Narizinho sabe.
Quero que Narizinho me espere na porteira do pasto, com a Emília no seu vestido novo e Rabicó de laço de fita na cauda. E tia Nastácia que apronte um daqueles cafés com bolinhos de frigideira que só ela sabe fazer.”...)




Achei essa receita muito simples e esse foi um outro motivo para ter escolhido ela. Também porque ela é otima receita para lanches da tarde para a criançada que está de férias. Então vamos a receita.




Bolinhos de Frigideira

Rendimento: 15 porções

Ingredientes

1 colher(es) (sopa) de açúcar
100 gr de manteiga1 colher(es) (café) de sal
1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
5 unidade(s) de ovo
2 colher(es) (sopa) de essência de baunilha
Quanto baste de óleo de soja para fritar
Quanto baste de açúcar de confeiteiro
Para polvilhar
Quanto baste de geléia de damasco
250 ml de água


Modo de Fazer

Numa panela grande, ferva a água com o açúcar,a manteiga e o sal. Em seguida,despeje a farinha de uma só vez.Mexa com uma espátula até que a massa se desprenda totalmente da panela. Retire do fogo e mexa ainda por alguns minutos. A seguir,junte os ovos inteiros,um de cada vez,mexendo bem após cada adição. Em seguida coloque a essência de baunilha e trabalhe a massa por alguns minutos. Esquente o óleo para a fritura,quando o óleo estiver quente, diminua o fogo e deposite pequenas quantidades de massa com uma colherzinha,deixando fritar os dois lados. Escorra os bolinhos em papel absorvente. Para servir,polvilhe o açúcar de confeiteiro e regue com uma calda feita com a geléia diluída em água e coada.

1 comentário:

Marcia disse...

Obrigada pela volta à infância e a lembraça dos bolinhos.