segunda-feira, julho 27, 2009




















Festival 19º Cine Ceará começa hoje

A maratona de cinema começa. Logo mais, às 20 horas, tem início a 19ª do Cine Ceará –Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. De hoje até a próxima terça-feira, 4 de agosto, mais de três dezenas de longas e curtas-metragens são projetados nas salas do Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, Espaço Unibanco Dragão do Mar e Casa Amarela Eusélio Oliveira. As credenciais que dão acesso a toda programação do festival podem ser trocadas por um quilo de alimento não-perecível nos shoppings Benfica e North Shopping, Centro Dragão do Mar e nos pontos de exibição.

Este ano, o Cine Ceará homenageia o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, morto em 1967 nas selvas bolivianas, e o animador cubano Juan Padrón. Presente à mostra, Padrón fala sobre o panorama da animação na América Latina. Além disso, seus filmes podem ser vistos em mostra especial. Che também ganha mostra: Olhares no tempo apresenta 13 produções. De modo diverso, elas iluminam aspectos diferentes da vida do combatente argentino. Segundo Wolney Oliveira, as mostras são motivadas também por uma efeméride: os 50 anos do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Daí o acento cubano desta edição.

Dos longas, destaque para a estreia da segunda parte da cinebiografia sobre Che dirigida por Steven Soderbergh. Che, a guerrilha dá sequência à aventura do romântico militante, que morre na Bolívia acuado pelas forças policiais. No Cine Ceará estreia também À deriva, do cineasta Heitor Dhalia. Entre os curtas, Superbarroco, de Renata Pinheiro; A montanha mágica, do cearense Petrus Cariry; e Os sapatos de Aristeu, do paulista de René Guerra.

Além das mostras principais de longas e curtas-metragens, a programação do Cine Ceará também é integrada pelas mostras paralelas Fortaleza Verde Imagem, Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação, Olhar do Ceará e Terceira Idade.


SERVIÇO

19ª CINE CEARÁ – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - A abertura acontece hoje, às 19h30 no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro (Centro). A mostra competitiva e as mostras paralelas terão início amanhã, 28, e segue até a próxima terça-feira, 4 de agosto, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, Espaço Unibanco Dragão do Mar e Casa Amarela Eusélio Oliveira. Entrada: um quilo de alimento não-perecível.



Entre no site:



http://www.cineceara.com.br/2009/index.php

Sem comentários: